| Reino: | Animalia |
| Filo: | Chordata |
| Classe: | Aves |
| Ordem: | Falconiformes |
| Família: | Falconidae |
| Leach, 1820 | |
| Subfamília: | Herpetotherinae |
| Lesson, 1843 | |
| Espécie: | M. buckleyi |
O falcão-de-buckley é uma ave falconiforme da família Falconidae.
Seu nome significa: do (grego) mikros = pequeno; e astur = açor, milhafre, referente ao gênero Astur de Lacépède, (1799); e de buckleyi = homenagem ao entomologista americano e coletor de espécies na Bolívia em 1874 e Equador em 1878, Col. Charles Buckley (fl. 1878). ⇒ Falcão de Buckley.
Mede entre 41 e 48 centímetros. Réplica menor do falcão-relógio(Micrastur semitorquatus).
Espécie pouco conhecida, possivelmente suas presas tenham hábitos arborícolas (consta que captura ratos arborícolas do gênero Mesomys). A estrutura do pé e do dedo médio não indica uma especialização para predar pássaros como fazem os outros Micrastur ou Accipiter. Talvez tenha uma dieta mais generalista.
Nidifica em oco de árvore em uma altura de 27 metros aproximadamente. Põe dois ovos marrom-avermelhados em novembro e incubados pela fêmea enquanto o macho faz a guarda e a garantia da alimentação.
Florestal, vive em matas de terra firme, matas de várzea e matas ralas em ilhas fluviais, com predominância de imbaúbas(Cecropia) e também, matas secundárias altas.
Raro, é assinalado para o alto Rio Juruá, no estado do Acre e também no estado do Amazonas. Não possui movimentos migratórios.